Início Mail me! Sindicaci;ón

Ah! Eu preciso ir na igreja?

Creio que essa pergunta paira na cabeça de muita gente. Principalmente aqueles que já tiveram problemas dentro das igrejas.

Dois vídeos feitos pela Zona da Reforma, discutem o assunto:

Discutir esse assunto pode ser exaustivo devido a sua complexidade. Minha opinião é: todos nós deveriamos ser membros e estar debaixo da cobertura de uma igreja. Porque?

1) A bíblia é clara sobre os dízmos e ofertas (Malaquias 3:8-10) trazidas ao templo de Deus.

2) Em Atos, os cristãos perseveravam na doutrina dos apóstolos, ou seja, estavam firmes no sistema religioso, regras dos apóstolos. (Atos 2:42)

3) Partiam o pão e mantiam comunhão. (Também Atos 2:42)

4) A igreja física de fato existia, tanto que foi necessário a escolha de anciãos, bispos, presbíteros para dirigi-la. As pessoas congregam.

5) A Igreja sempre esteve embaixo de liderança. O próprio Jesus escolheu uma liderança no início da Igreja. A medida que a Igreja cresce, precisamos de mais líderes

Agora vamos ser sinceros. Precisamos de mais argumentos para se tocar que precisamos sim estar ligados a uma igreja física? Talvez em um pequeno grupo de amigos que se reuném em sua casa ou no bar da esquina, você pode dizer que consegue ser cristão, mas tenho certeza que estará indo contra vários princípios, além dos citados acima, estabelecidos por Deus para nós.

Hoje existe tantas igrejas. Todas elas tem defeitos. E lamento informar que são todas mesmos. E tem defeito porque são dirigidas pelo defeituoso ser humano. Tenho certeza que se você orar, Deus irá te colocar no lugar certo, onde você irá produzir. Será uma árvore frutífera. Indo e pregando o evangelho a toda criatura, discipulando e ensinando os irmãos. A igreja, é o melhor lugar a te ajudar nessa missão.

Essa é minha opinião, qual a de vocês?

[update]

Opiniões:

Sandro Baggio e Paulo Camargo.

Thiago Bomfim said,

July 27, 2008 @ 6:06 am

É você voltou!
Cara, se igreja se refere a união do corpo precisamos dela sim, se é uma instituição com interesses lucrativos ou de alienação não precisamos dela, pelo contrário lutemos para que outros se livrem dela o mais rápido possível.

Abs

Dan said,

July 27, 2008 @ 10:16 am

Concordo, não precisamos dela, especificamente da igreja que se comporta dessa maneira. Mas ainda sim precisamos congregar, e pra isso não há lugar melhor que a igreja. É só uma questão de encontrar o lugar certo pra você, onde você se encaixa e é frutífero.

Grande abraço Thiago, bom estar de volta. Obrigado pela vista.

Roberto said,

July 27, 2008 @ 1:21 pm

Me desculpe, mas dizer que a Bíblia é clara sobre os dízimos parece forçar a barra, tudo bem que fosse clara no tempo da lei, mas me impressiona que ainda use esse argumento estando nós vivendo na Graça, no tempo da oferta voluntária e do templo corpóreo.

Dan said,

July 27, 2008 @ 9:26 pm

Não vivemos mais no tempo da lei, mas isso não quer dizer que não temos que obedecê-la. Jesus, o próprio, disse que não veio para anular a lei, e sim para cumpri-la.

Então se temos templos, automaticamente, temos que dar os dízmos para o mantimento do mesmo. Isso é fato, é bíblico.

Roberto said,

July 28, 2008 @ 12:33 pm

Mas Dan, se a gente crer que tem templo, a gente tem de crer que não é o templo ou vice versa não é?

Ou dizer que o corpo é templo é só uma coisa sem sentido?

Dan said,

July 29, 2008 @ 9:30 am

Não, pera ai, existe dois templos… o corpóreo, que é cada um de nós e é onde o ES habita. E existe também o templo físico, que é onde os santos congregam.

Quando o véu se rasgou na morte de Jesus, significa que a presença de Deus não se limita mais ao Santo dos Santos. Então Deus envio o ES para habitar em nós, nos fazendo templo da presença dEle.

Mas com o véu rasgado, não significa que não precisamos mais ter templos físicos. A medida que a Igreja cresce, há a necessidade de haver melhor estrutura. A palavra é clara que as pessoas congregam, tinham diferentes níveis de liderança, sustentavam os díscipulos e “missionários”. Pra isso, há a necessidade de dar os dízmos, que é ordença de Deus e tem como objetivo o mantimento do templo físico.

Roberto said,

July 29, 2008 @ 12:15 pm

Se fôssemos nos basear na tradição você estaria exato no que diz Dan, porém não há vestígios bíblicos que digam que Jesus pretendia que seus discípulos tivessem templos, apenas deviam se reunir, sem necessidade alguma de haver um lugar próprio para tal, afinal Jesus passou o seu ministério todo sem necessidade de construir um templo e nem mesmo os discípulos construíram algum para si nas narrativas bíblicas.

E eu insisto em dizer que não temos templo, pois o templo do At era o lugar onde Deus supostamente “morava” e agora a gente sabe que ele mora é em nós e não em qualquer “lugar santo”.

Sobre o dízimo, se você conhece bem o NT verá que não há nenhum ensino confirmando do uso dele pelos que vivem pela fé, embora as ofertas voluntárias ainda continuem necessárias vez ou outra, somente para o sustento da obra voluntária (quando necessária) e não mais de um templo ou objetos sagrados.

O véu rasgado mostra que não há mais mediadores entre Deus e os homens, qualquer um pode se aproximar de Deus, não há mais algo em que somente certos “ungidos” possam penetrar, mas todos podem fazer de tudo, não havendo a mesma necessidade do AT de tanta gente viver se dedicando somente a obra, sem trabalhar.

E sobre as lideranças, são somente pessoas que receberam alguns dons específicos, estando no mesmo nível do restante da igreja, apenas tendo capacidades diferentes.

Fábio Davidson said,

August 13, 2008 @ 6:50 pm

Valeu a divulgação, Dan!
O assunto é amplo - e polêmico - e esperamos tocar nele mais vezes. O programa # 008 já está no ar.
Além do blog do Zona da Reforma - http://zonadareforma.blogspot.com - te convido para conhecer: http://confrariaekklesial.blogspot.com e http://doxabrasil.blogspot.com
Abraço!

ivyn said,

August 24, 2008 @ 10:58 am

bom eu acho sim que devemos realmente ter uma igreja pra congregar,para se ter uma relaçao maior com DEUS e retribuindo à Ele com nossas obras pelo sacrifício que Ele fez…
Há quem diga: -Mas eu posso ter uma relaçao boa com DEUS orando da minha casa.
Mas eu acredito que DEUS estava falando da IGREJA quando disse ,que era bom que os irmaos vivessem em uniao.Até por que em uma IGREJA todos somos irmaos.
valeu
muito bom esse assunto acredito que realmente paira na cabeça de muita gente.

Kennedy Lucas said,

September 7, 2008 @ 9:58 pm

Eu concordo em tudo com o Dan.
Se Jesus frequentava os templos, para aprender(Lc 2.46) e para ensinar(Lc 4.15), quem somos nós para dizermos que não devemos nos reunir em um templo?

Eu prefiro seguir o exemplo de Jesus.

RSS feed for comments on this post · TrackBack URI

Leave a Comment